sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Contação de história

Lia histórias para as crianças aqui na biblioteca, mas sem segurança para contar alguma e usar alguns materiais. No segundo semestre tive a oportunidade de fazer o curso de contadora de histórias da editora Adonis com a Camelina e a Vanessa. A Carmelina é simplesmente diva, ela é linda, ela encanta, ela me fez chorar no primeiro dia de curso, ela emociona, faz rir e tudo mais. A Vanessa conta histórias com brincadeiras e com bastante acessório, amei também.
Durante o curso fui colocando em prática algumas coisas aqui na biblioteca, sempre tem aquele receio, medo das crianças não gostarem tanto, mas é tanta besteira! Conto histórias para crianças do maternal até o 5 ano quando necessário, os que eu mais conto mesmo é até o 3 ou o 4, as crianças gostaram tanto, fui me soltando fui montando histórias (tem todo um trabalho de tirar do livro a história e monta-la para a contação).
Na formatura do curso nos apresentamos e foi muito interessante pois contamos história em duplas, foi uma experiência diferente.
Hoje no colégio foi a recepção dos alunos novos (as aulas começam na segunda) e a biblioteca ficou encarregada de contar histórias para os pequenos (que estavam acompanhados de suas mães) nesse ano abriu uma turminha nova que é o maternal I com crianças a partir de 1 ano e meio. Não queria contar história, achava que não seria legal, que as crianças não prestariam atenção e toda aquela insegurança pela exposição.
Decidi que contaria sim a história, escolhi uma que já domino mais que é "O caracol" da Mary França e Eliardo França, utilizei fitas de cetim para cada animal, cada um na sua cor:
Caracol - Marrom, e fico segurando na mão esquerda
Joaninha - Vermelha -fica na direita e vai trocando
Grilo - Verde
Cigarra - Cinza
Vagalume - Amarelo
Formiga - Preto
e usei um azul para fazer a chuva!

Fiquei muito feliz com o resultado, convidei os pais para se sentarem com os seus filhos no tapete, a marioria das crianças ficaram bem e ouviram a história toda, algumas mães ouviram com a boca aberta.
É bom encantar algumas pessoas, principalmente os adulto que precisam de um pouco mais de encantamento.
Algumas fotos foram tiradas, mas não vi quem tirou.

Gostei muito, trabalhos assim precisam ser estudados e incentivados na biblioteca, todos precisam ouvir uma história gostosa e relaxar um pouquinho, abrir a mente, soltar a imaginação, dar algumas risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário